|

Monday, May 23, 2005

Inside Mr. Enderby

Odeio entrar em sebo, sempre acabo gastando o dinheiro do meu almoço e janta dos dias seguintes. Da penultima vez comprei o On the road, que eu já tinha e já havia lido, apenas porque era ediçao rara da editora brasiliense. Detalhe, o tradutor é o mesmo. Nesse momento me senti tão futil quanto qualquer dondoca que compra um casaco de pele.
A ultima foi um esbanjamento mais simples, comprei um livro que nao tinha, uma boa ediçao por apenas 15 reais, me senti esperta até. Comprei sem saber nada do livro, ou melhor da historia, mas vamos com calma, nao só a capa era interessante como era um livro do Anthony Burgess. Merecia. Já havia comprado no mesmo sebo um livro dele, A Sinfonia Napoleão.
Enderby - por dentro lançado pela companhia das letras é genial. Ainda nao terminei. Mas hoje indo pra faculdade, li o que , sem duvida, é o melhor capitulo do livro.
Como falei em um post anterior, Enderby se casou. Enderby sempre havia sido adepto do onanismo antes disso. Enderby tinha serios problemas estomacais. Enderby odeia sua madrasta gorda e catolica. Enderby ao se casar é levado pela sua mulher, um exemplo de higiene e classe, pra Roma. O exemplo de higiene e classe com o tempo vai se esvaindo. Enderby descobre q havia sido enganado, sua doce esposa nao era uma protestante, e sim uma catolica.
Vesta Bainbridge, nome da eposinha dele, o leva em todas as excursoes. Uma delas pra um tal lago. Enderby vai, obediente. Dorme no onibus, e dormindo esbraveja "Morte ao papa". Vesta reclama desse fato quando ele acorda. Impressionado ele pergunta se alguem havia falado do maldito papa, uma vez q ele se quer pensava na existencia do individuo. Ela ignora a pergunta.
Todos descem. Pra surpresa de Enderby ninguem quer ver o tal laguinho, todos sobem. Vesta o carrega. Ele já pressentia que era uma armadilha, das mais sujas. De longe ouve uma voz falando em varios idiomas, e cabecinhas se direcionando pra olhar A VOZ. "É ele nao é? É ele?" Pergunta Enderby desesperado. Sim, era ele, o PAPA.
Todos se ajoelharam, ele ficou em pé, tentou fugir, esmagou o pé de uma criança feiosa, ela chorou, gritou, ele ainda persistiu na fuga, em vão. Tentou persuadir Vesta a se levantar e sair dali, com voz autoritaria falou "Levanta, porra", ela olhou pra ele e ordenou "Ajoelha, estão todos te olhando". Chorou, continuou tentando escapar, pisou em joelhos, em ombros, em todo tipo de catolico e nao catolico, e chegou ao portao. Parabéns, Enderby. Fiquei orgulhosa.
Até esse ponto acho q foi Enderby que matou o papa. Se bem q o papa nao foi assassinado. Mas nunca se sabe. Nunca se sabe.
O fato é que esse livro merece ser lido. E agora, eu preciso disso: The complete Enderby

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com